Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

PRIMEIRO EMPREGO O DESAFIO




O primeiro emprego é sempre um desafio. A inexperiência e a ansiedade colaboram para dificultar o encontro da primeira oportunidade. O trunfo para esse momento é quase sempre a formação. A escolaridade e o desenvolvimento pessoal andam lado a lado.
Na prática, os que possuem mais estudo e conhecimento quase sempre têm a mente mais preparada para encontrar as melhores oportunidades – o acesso a estas oportunidades também é facilitado, muitas empresas buscam os profissionais diretamente nas universidades.
Ser estagiário ou trainee é uma boa oportunidade para quem está começando.
Formação um diferencial de peso
Foi divulgada uma pesquisa que demonstra o quanto a formação é grande diferencial para os melhores empregos. De acordo com a pesquisa os trabalhadores com formação universitária em média recebem a mais 225% no salário, interessante não é mesmo?A psicopedagoga Bernadette Vilhena, no Blog Dinheirama listou algumas ações que podem ser cruciais para descobrir quais são suas principais características, que deverão ser “vendidas” como diferenciais importante durante entrevistas e processos seletivos. Você vai observar que algumas dicas são efetivamente destinadas a quem já está no mercado de trabalho, mas o exercício é válido e você pode se espelhar em alguém para buscar inspiração para o futuro.
·         Faça um mapeamento de seus pontos fortes e pontos fracos. Talvez não seja muito agradável olhar de frente suas limitações e muitas pessoas tem dificuldade em assumir suas potencialidades. Não desista no primeiro impulso, siga em frente e depois procure potencializar suas qualidades e minimizar os pontos fracos;
·         Pense e liste quais os elogios que costuma receber e quais as críticas que mais ouve a seu respeito. Com esse exercício, ficará mais evidente qual a imagem que as pessoas têm a seu respeito;
·         Construa uma linha do tempo profissional. Você pode achar que não fez muita coisa no campo profissional, mas quando começar a lembrar de todas as atividades que desenvolveu, das empresas por onde passou desde seu primeiro emprego vai se surpreender!
·         Veja como está seu currículo. Há quanto tempo você não o atualiza? Ele é seu cartão de visitas e precisa estar adequado ao que o mercado pede;
·         Avalie suas qualificações e conhecimento. Há quanto tempo não faz um curso de atualização? Fique muito atento, pois a velocidade das transformações é muita alta. Se você pretende iniciar uma nova carreira precisa estar atualizado e só o conhecimento trará as competências necessárias para buscar seu lugar no mercado de trabalho.

Conquistar o primeiro emprego com o tempo será uma experiência que contará muito para o desenvolvimento da carreira, um passo importante que depende muito da pró-atividade na busca por oportunidades. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário