Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

5 dicas para transformar um estágio em uma oportunidade de emprego!



· Saiba se há identificação: procure conhecer toda a empresa, seus princípios organizacionais e seu mercado de atuação para ter a certeza de que você se identifica com essa organização e que é lá que deseja trabalhar;

· Participe: envolva-se ativamente nas ações da empresa e das atividades da área em que está ligado, seja preocupado com o ambiente de trabalho e mantenha um diálogo transparente com seus superiores e com a empresa;

· Faça acontecer: todas as atitudes necessárias para se apresentar resultados acima do esperado são válidas e, na maioria das vezes, reconhecidas. Não meça esforços para fazer acontecer. Uma boa idéia precisa de ação;

· Analise o ambiente: observe a empresa e perceba qual a possibilidade de crescimento dentro dela e qual plano de carreira que pode traçar nessa instituição; e

· Tenha comprometimento: o estágio é uma grande fonte de aprendizado, por isso, comprometimento e dedicação são fundamentais para seu suce

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como superar o fato de ser uma pessoa sem experiência







Antes de qualquer coisa, lembre-se que mesmo você sendo uma pessoa sem experiência, você tem juventude, e tudo o que acompanha a juventude: vontade, entusiasmo, energia, ousadia e, principalmente, sintonia com as tecnologias atuais. Muitas empresas estão exatamente a procura disso. Então, compense a falta de experiência profissional com essas qualidades. Invista na sua formação pessoal: ter capacidade de se comunicar, falar em público, trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão, etc. são habilidades que vão ajudar você na hora de conseguir emprego e mesmo depois.Faça estágios, mesmo sem remuneração. Se estiver difícil conseguir estágio, faça trabalho voluntário. Existem trabalhos voluntários nas mais diversas áreas. Isso conta e muito como experiência e certamente será valorizado na hora de conseguir o primeiro emprego. Outra questão importante é o investimento na formação profissional. Existem cursos técnicos que servem para qualquer atividade que você venha a desempenhar profissionalmente. Por exemplo, cursos de informática. Para quem não tem tempo, existem os cursos online, uma opção cada vez mais presente para a formação profissional e pessoal, principalmente para pessoas sem experiência. São cursos com preços bem acessíveis e podem ser feitos em casa.



domingo, 27 de novembro de 2011

2° parte Dinamica de Grupo

Confira a 1° parte de como conquistar o primeiro emprego com Max Gehringer

PRIMEIRO EMPREGO O DESAFIO




O primeiro emprego é sempre um desafio. A inexperiência e a ansiedade colaboram para dificultar o encontro da primeira oportunidade. O trunfo para esse momento é quase sempre a formação. A escolaridade e o desenvolvimento pessoal andam lado a lado.
Na prática, os que possuem mais estudo e conhecimento quase sempre têm a mente mais preparada para encontrar as melhores oportunidades – o acesso a estas oportunidades também é facilitado, muitas empresas buscam os profissionais diretamente nas universidades.
Ser estagiário ou trainee é uma boa oportunidade para quem está começando.
Formação um diferencial de peso
Foi divulgada uma pesquisa que demonstra o quanto a formação é grande diferencial para os melhores empregos. De acordo com a pesquisa os trabalhadores com formação universitária em média recebem a mais 225% no salário, interessante não é mesmo?A psicopedagoga Bernadette Vilhena, no Blog Dinheirama listou algumas ações que podem ser cruciais para descobrir quais são suas principais características, que deverão ser “vendidas” como diferenciais importante durante entrevistas e processos seletivos. Você vai observar que algumas dicas são efetivamente destinadas a quem já está no mercado de trabalho, mas o exercício é válido e você pode se espelhar em alguém para buscar inspiração para o futuro.
·         Faça um mapeamento de seus pontos fortes e pontos fracos. Talvez não seja muito agradável olhar de frente suas limitações e muitas pessoas tem dificuldade em assumir suas potencialidades. Não desista no primeiro impulso, siga em frente e depois procure potencializar suas qualidades e minimizar os pontos fracos;
·         Pense e liste quais os elogios que costuma receber e quais as críticas que mais ouve a seu respeito. Com esse exercício, ficará mais evidente qual a imagem que as pessoas têm a seu respeito;
·         Construa uma linha do tempo profissional. Você pode achar que não fez muita coisa no campo profissional, mas quando começar a lembrar de todas as atividades que desenvolveu, das empresas por onde passou desde seu primeiro emprego vai se surpreender!
·         Veja como está seu currículo. Há quanto tempo você não o atualiza? Ele é seu cartão de visitas e precisa estar adequado ao que o mercado pede;
·         Avalie suas qualificações e conhecimento. Há quanto tempo não faz um curso de atualização? Fique muito atento, pois a velocidade das transformações é muita alta. Se você pretende iniciar uma nova carreira precisa estar atualizado e só o conhecimento trará as competências necessárias para buscar seu lugar no mercado de trabalho.

Conquistar o primeiro emprego com o tempo será uma experiência que contará muito para o desenvolvimento da carreira, um passo importante que depende muito da pró-atividade na busca por oportunidades. Boa sorte!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Confira as dicas do consultor Mario Persona de como planejar sua carreira profissional

Aprenda a montar seu curriculo siga as dicas

Elaboração do currículo

A elaboração de um currículo é uma tarefa relativamente simples. Basta observar algumas regras básicas e incluir as informações contidas nos principais modelos pré-existentes. Estes modelos podem ser conseguidos na internet, em sites de recolocação e até mesmo comprados em papelarias.

Como se trata de seu primeiro emprego, você poderá, no máximo, referir-se a algum trabalho temporário que tenha realizado informalmente.
No entanto, o mais importante é incluir em seu currículo informações sobre suas habilidades e competências pessoais que irão ser importantes para seu futuro empregador.

Como você pesquisou bastante o setor de atividade e as empresas em que está tentando uma vaga, é importante relacionar as habilidades que você possui, com as necessidades destas empresas.

Por exemplo, um jovem que vai tentar uma vaga para trabalhar numa livraria, precisa deixar claro ao seu futuro empregador que tem o hábito de leitura, que gosta de assuntos relacionados a cultura e arte, que visita frequentemente bibliotecas, que participou de feiras de livros, etc.

Destaque os cursos de curta duração que tenha feito, e que estejam relacionados a esta atividade, e realce também suas competências na escola que estejam relacionadas ao ramo de atividade da livraria.

O objetivo é deixar claro ao futuro empregador que você não apenas tem as qualificações para desempenhar as funções do cargo, como também tem um grande potencial de crescimento.

Criamos um site (blog), que contem modelos de currículos, questionário para treinar uma entrevista, diversos artigos sobre empregos e sobre competências essenciais a serem desenvolvidas; sites de empregos, sites de ONGs de emprego, um curso de marketing pessoal e muitas outras informações importantes. Sugerimos aos jovens que visitem esta página. O endereço é
http://primeiro-emprego.blogspot.com/

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Traçar objetivos e metas




É preciso ter objetivos, traçar metas bem específicas para podermos avaliar periodicamente se estamos obtendo ou não sucesso em nossa vida pessoal e profissional.
"Por exemplo, uma jovem universitária, que ainda está no meio do curso, pode definir como objetivo conseguir um estágio em uma grande empresa, com reais possibilidades de ser contratada ao final de seu curso. No entanto, como este objetivo pode ser um pouco difícil de alcançar imediatamente, esta estudante deverá buscar atingir algumas metas intermediárias, através de colocações mais modestas inicialmente, adquirindo experiência e se preparando adequadamente para, no momento certo, conquistar o objetivo de médio prazo que é uma colocação em uma grande empresa."

Competencia comportamentais

Auto-motivação: capaz de se motivar sozinho ser, independete de qualquer bonus ou algo parecido
Humor: ter proprio estado de espirito para enfrentar o trablho do dia a dia e a vida pessoal
Capaciadade de crescimento: capacidade de crescer profissionalmente.
Liderança: capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe;
Relacionamento interpessoal: capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz
Criatividade capacidade de criar  e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar;
Capaciadade de sonhar: exercício de imaginar coisas  impossíveis e criar condições para realizá-las.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como se comportar numa entrevista




Hoje as empresas estão valorizando os seus aspectos comportamentais comparando a sua inteligencia emocional. Portanto na entrevista destaque as suas habilidades comportamentais.
A inteligencia emocional de uma pessoa esta ligada a sua capacidade de auto motivaçao, humor,  empatia, comunicaçao interpessoal, capacidade de trabalhar em equipe, pro-atividade e ralicionamento interpessoal.
Caso o cadidato tiver alguma deficiencia em um desses aspectos se preparar antes da entrevista.
Quanto mais o conditato mostrar conhecimento sobre a empresa, principais concorrentes, suas principais caracteristicas, sobre o setor e competencias necessaria para a funçao maiores vai ser a chance de conquistar o entrevistador.

domingo, 6 de novembro de 2011

Como montar um curriculo eficiente







Como fazer para elaborar um curriculo como deve se tratar de seu primeiro emprego você não tem muito o que incluir portanto coloque habilidades e competencias pessoais que irão ser importate para o futuro do empregador.
Como você pesquisou sobre a empresa e qual o setor em que vc vai trabalhar então vc vai relacionar suas habilidades para esse setor para suprir a necessidades desta empresa.
Destaque os cursos de curta duração que tenha feito, e que estejam relacionados a esta atividade, e realce também suas competências na escola que estejam relacionadas ao ramo de atividade.
Caso você nao saiba como fazer um curriculo procure modelos na internet ok